sexta-feira, 1 de junho de 2012

Congelamento de solos é novidade no 3° CBT




O sistema permite executar a escavação de túneis com segurança e rapidez, garantindo a estanqueidade do solo ao congelá-lo através de elevado processo de refrigeração.

A Terratest Brasil participa do 3º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (CBT), onde apresenta o sistema de Congelamento de Solos, que permite executar com segurança e estanqueidade a escavação de túneis. O sistema consiste em retirar o calor e a umidade naturais do solo, características que colocam em risco os trabalhos de escavação, e congelá-lo através de um elevado processo de refrigeração onde são feitas injeções de salmoura ou outro fluído específico para manter a redução da temperatura.
Essa técnica é utilizada em vários países europeus como tratamento para deixar o solo com características adequadas ao projeto, ideal para a contenção de terrenos durante as escavações subterrâneas em túneis nas regiões úmidas ou abaixo do nível d’água.

 As principais aplicações do congelamento são em construção de túneis e escavações subjacentes, pela segurança e rapidez que oferece. “Além de estancar o solo e manter as propriedades necessárias para ser escavado, como a coesão, o congelamento é um sistema economicamente viável diretamente relacionado às particularidades do projeto, sendo mais interessante que as técnicas convencionais conhecidas em nosso país”, explica o diretor executivo da Terratest Brasil, Jonny Altstadt Jr. De acordo com ele, o Grupo Terratest, por meio de suas filiais Rodio Geotechnik AG Alemanha e Rodio Suíça, é um dos maiores prestadores de serviço em tratamento de solos e líder em congelamento.

São adotadas duas técnicas diferentes. A primeira é o método fechado, em que a central elétrica resfria a solução de salmoura (cloreto de cálcio), que circula em tubos de aço a uma temperatura de aproximadamente -36 ºC, congelando o volume de perfuração em um período de três a quatro semanas. Já o método aberto utiliza nitrogênio líquido evaporado a uma temperatura de -196 ºC, produzindo um choque térmico nas águas subterrâneas e criando o volume de solo congelado em um período de cinco a sete dias.

Aqui tem um link com uma apostila em pdf sobre esse metódo é so clickar embaixo

Apostila - Congelamento de Solos

Fonte - Revista Engenharia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário