segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ferrovias: Projeto e dimensionamento


Alguns cursos de Engenharia civil no Brasil não ensinam nada sobre sistema ferroviário, que eu acho essencial, pois tambem é algo primordial para um engenheiro assim como pavimentar. Nesse post procurarei falar sobre alguns aspectos do sistema ferroviário.

As ferrovias começaram desde o secúllo XVIII, mais foi intensificado depois da criação do motor a vapor (1770). Logo surgiram as primeiras linhas ferréas na Inglaterra e em outros lugares do mundo. No Brasil foi em 1854, que ligava o porto de Mauá á serra de petrópolis. No nosso país, temos 21,2% de linhas ferreas como meio de transporte, muito pouco em relação a russia (86,8%), nos tornando parecido com a França, nesse aspecto.




Basicamente a superestrutura das ferrovias são 3: Lastro, dormente e os trilhos. Os trilhos é o local de rolamento e apoio, feito de perfil "I" de aço. Os dormentes servem para distribuir a carga pelo lastro e fixar os trilhos, são feitos de madeira ou concreto. E, finalmente os lastros que são especie de bases onde recebem a carga e seguram os dormentes,a modo de não deslizarem, são feitos de pedra britada ou cascalho.

Outro conceito que muda é o conceito de bitola: é a distância entre os trilhos medida a 12mm abaixo do plano de rolamento, isso nos dá o tamanho transversal do trem que influência no peso da lotação, velocidade, raio da curva etc.

O dimensionamento é feito atraves das curvas de Talbot, onde é possivel ver os bulbos de pressão excecidos sobre os dormentes (pressão média) e a partir dái determinar a altura do lastro,a modo a dar resistencia e estabilidade a via permanente.

Segue abaixo algumas apostilas para estudar esse ramo tão importante da Engenharia. Bons estudos!!

Apostila - Ferrovia

Apostila - Ferrovia, da historia ao dimensionamento

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