Muito usado em técnicas rodoviárias, o CRB é um índice muito usado para dimensionamento de pavimentos flexíveis. Tem como objetivo analisar a resistência de um solo para utilização em sub-bases e bases. Antes de começar o ensaio é necessário fazer o ensaio de compactação (Proctor) para se descobrir a massa aparente ótima e a umidade ótima.
Antes de iniciar o processo é necessário preparar a amostra, primeiramente secando totalmente, peneirando na peneira 19mm e logo após adicionar água até a umidade ótima. Em seguida, a amostra é colocada em 5 camadas, em 55 golpes por camada, peso de 4,5kg numa altura de 45cm.
Na parte da penetração do pistão, põe-se na velocidade de 1,27mm/min e anota-se a carga a cada 30 segundos num período de 6 minutos.
Logo após construído o gráfico, o engenheiro pode analisar e expansão do material através da seguinte formula:
E% = (leitura final - leitura inicial do extensômetro)/leitura inicial x 100
E para achar o CRB usa-se a formula:
CRB = Pressão encontrada/Pressão padrão x 100
As pressões padrão são:
2,5mm - 70kg/cm²
5mm - 105kg/cm²
O Valor do CBR usado é o maior entre as penetrações de 1" e 2"
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