domingo, 5 de agosto de 2012

Hidrômetros individuais


Os condominios antigos, maior parte deles, tem hidrômetro unico por predio. Isso causa uma dor de cabeça tanto para os usuários quanto para os sindicos. Uma das soluções é a individualização do hidrômetro que alem de economizar na agua, econimiza tambem na energia eletrica (bombeia menos agua para o predio), no esgoto produzido e facilita nas identificações de vazamentos.

Tambem é comprovado estatisticamente que o sistema de rateio causa um desperdicio de até 55% de agua, em relação a individualização do hidrômetro. O condominio Alasca, na Barra da Tujica, gastava 30 mil por mês. Logo após a individualização suas contas chegaram a 12 mil.

 O maior problema é na mudança em predios antigos, pois as vezes tem que mexer na estrutura do predio e isso inviabiliza a obra. Tambem todo o investimento tem que partir dos condôminos, que pode acabar saindo caro demais.

Existem varios locais para alocar os hidrômetros individuais ai vai alguns deles:
- Hidrômentos alocados nos halls dos pavimentos-tipos
-  Hidrômetros alocados na area de serviço dos pavimentos-tipos
- Hidrômetros alocados no terreo do edificio

Tambem é necessário atentar para alguns detalhes, pois podem fazer com que a agua não chegue ao ponto mais alto. Confira:

- Deixar trecho reto a montante e a jusante do hidrômetro para não distorcer a velocidade, pelo menos 10 x a bitola do cano.
- Posicionar sempre na horizontal e com o relógio para cima, para mudar a posição  precisa mudar a classe do medidor. Na vertical é classe A
- A perca de carga no medidor é consideravel, então deve-se usar um diâmetro maior nos andares de cima, já que tem baixa pressão

Segue abaixo algumas apostila para o estudo de hidrômetro individualizado:

Apostila - Como determinar as vazões de projeto 

Mediçao individualizada em apartamentos 

Obs: Exige leitor de pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário